quarta-feira, 3 de abril de 2013

Mitos e Verdades do Pelo encravado



Após a postagem sobre Qual o tipo de Depilação ideal para determinadas áreas do corpohoje farei um complemento dela...Os Pelos encravados... Vocês conhecem as causas, ou sabem o que é mito ou verdade a cerca deste assunto?

Quando o pelo não consegue romper a pele para crescer, não demora muito e as indesejáveis bolinhas vermelhas e inflamadas aparecem. Comuns em áreas sensíveis do corpo, como a virilha feminina e o rosto masculino, os pelos encravados precisam de cuidados especiais para não infeccionar, o que gera a foliculite. 

O que é a foliculite?

É a Infecção dos folículos pilosos causadas por bactérias do tipo estafilococos. A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade ou suor, raspagem dos pelos ou depilação.
Atinge crianças e adultos podendo surgir em qualquer localização onde existam pelos, sendo frequente na área da barba (homens) e na virilha (mulheres).
Quanto mais irregular o pelo, mais fácil de encravar. Para tentar evitar esse problema, é preciso estar atento tanto a técnicas de depilação que favorecem o surgimento quanto a cuidados diários.

Vamos aos Mitos e Verdades ?

"Nas peles claras, os pelos encravam com mais facilidade."
 Falso

O encravamento dos pelos acontece mais em função do tipo de pelo que da cor da pele. As peles que têm maior tendência ao encravamento possuem pelos mais curvados que, ao crescer, encurvam-se e penetram novamente na pele, gerando uma reação inflamatória. As peles escuras apresentam mais essa característica do que as claras.


"Depilar com cera predispõe o encravamento da pele."
Verdade

A depilação com cera tem lá suas vantagens, como durar mais que os outros métodos. Mas nem tudo é perfeito nessa técnica. O pelo é facilmente fragmentado na parte de dentro da pele nesse tipo de depilação, o que favorece o encravamento.

"Utilizar lâmina faz com que os pelos encravem mais."
Falso

Se a depilação com lâmina for feita no sentido dos pelos, e não o contrário, não há risco de o pelo encravar. Essa impressão vem da irritação que a lâmina pode causar, já que agride a pele e pode causar alergias em algumas pessoas.Evite passar cremes gordurosos e óleos no corpo após a depilação, pois pode aumentar as chances de um encravamento.


"Usar roupas muito apertadas faz com que os pelos encravem com maior facilidade."
Verdade

O atrito com as roupas pode desencadear o encravamento. Vestir roupas muito apertadas obstrui a saída do pelo e não deixa a pele respirar. A principal vilã é a calça jeans, mas roupas íntimas de tecidos sintéticos também prejudicam o nascimento dos pelos. O ideal é usar roupas 100% algodão.

"Os pelos encravam mais no período menstrual."
Falso

Muitas mulheres têm essa impressão, mas o encravamento do pelo não acontece em função da menstruação. Provavelmente já existiam pequenos cistos pilosos - formados por causa dos pelos encravados - antes do período, mas a grande descarga hormonal dessa fase menstrual estimula o crescimento dos pelos, aumentando a inflamação.


"Hidratação insuficiente faz com que os pelos encravem mais."
Verdade

A hidratação é muito importante para prevenir pelos encravados, já que a depilação com lâmina, por exemplo, agride muito mais uma pele que não estiver bem hidratada. Mas é bom lembrar que a pele oleosa pede hidratante oil-free para não entupir os poros, que produzem sebo em excesso.Use sempre hidratantes à base de ureia ou ácido lático após a depilação, que hidratam e renovam à pele. Esses ativos fazem uma microesfoliação e impedem a queratinização excessiva que aumenta a chance de encravamento do pelo.


"Fazer esfoliação evita o encravamento dos pelos."
Verdade

A esfoliação ajuda a eliminar as impurezas que entopem os poros e ainda retira as células mortas que ficam sobre a pele. A pele fica limpa e com poros desobstruídos, prevenindo o encravamento do pelo. "Caso exista algum pelo barrado na pele, o procedimento pode evitar o encravamento. Vale uma ressalva: tome cuidado com o excesso de esfoliação, que pode machucar a pele. Também não é preciso esfregar a pele com muita força.


"Usar produtos tópicos com anti-inflamatórios previne pelos encravados."
Verdade

Para pessoas com pré-disposição ao encravamento dos pelos, vale a pena usar esse tipo de produto. Esse remédio evita a inflamação causada pelo traumatismo da depilação. Essas inflamações podem virar foliculite - a infecção do pelo encravado - e precisar de tratamento com antibiótico. Consulte sempre seu médico antes de usar um medicamento.


Espero que algumas duvidas tenham sido sanadas, mas se você ainda tiver alguma duvida, mande-me um email (atualwoman@hotmail.com) que terei o maior prazer em responder!



Nenhum comentário:

Postar um comentário