quarta-feira, 20 de março de 2013

Óleos e Sprays secantes

Já recebemos dezenas de e-mails pedindo um post sobre spray secante/óleo secante e finalmente ele saiu do rascunho \o/ Mesmo sendo produtos bem populares, sempre surgem algumas dúvidas sobre o uso desses dois itens e, apesar de terem nomes parecidos, as funções de cada um são bem diferentes.
Óleo secante Capricho Risqué Panvel MohdaÓleos da Capricho, 5cinco, Mohda, Panvel (com frasco antigo) e Risqué
Começando pelo óleo secante, que tem esse nome super enganador (e não tenho a menor ideia do motivo). Na verdade o óleo não acelera a secagem do esmalte, o que ele faz é formar uma película protetora enquanto o esmalte ainda está úmido e impede que sujeiras grudem no esmalte. Eu AMO óleo secante, mas isso varia de pessoa para pessoa. A Bianca odeia tanto que mandou esse Panvel da foto pra mim haha O problema é que é um óleo e deixa os dedos bem melecados, não é todo mundo que curte mesmo. Como dá pra ver pela foto, os óleos vêm em vidrinhos de esmalte e são facilmente confundidos com bases ou outros esmaltes incolores.
Os ingredientes de cada marca costumam variar entre óleo mineral e óleo de soja, com uma ou outra tranqueira a mais pra dar um cheirinho e tals.
Ainda assim, o óleo secante tem outras funções bacanas, seguem algumas dicas de uso:
  • impede sujeira (aka fiapos de algodão) de grudar no esmalte
  • pode facilitar a remoção do esmalte velho da unha: passe um pouco de óleo sobre a unha e logo depois o algodão com o removedor
  • ajuda a dar uma aliviada rápida em cutículas ressecadas
A aplicação geral é bem simples: assim que você terminar de pintar as unhas, pincele (levemente, para não estragar o esmalte fresco) uma ou duas gotinhas do óleo até que ele cubra a unha. Você pode aplicar antes ou depois de limpar os cantinhos. Se passar antes, o óleo pode ajudar a remover o esmalte da pele.
Já usei de diversas marcas e não vi nenhuma diferença prática entre elas. Algumas podem ter um cheiro levemente diferente, mas todas melecam igual. O da Capricho é fedido, o da Panvel não tem cheiro nenhum e o da Mohda tem um perfuminho e até argan. Mas no fim, todos funcionam da mesma maneira. Compre da marca que você gostar mais ou que tiver um preço melhor. Esses óleos costumam ser baratinhos e são facilmente encontrados em qualquer perfumaria. Por aqui, custam em média R$2,50, dependendo da marca.
Já a função do spray secante é mesmo de acelerar a secagem do esmalte. Alguns ainda têm a função de extrabrilho. Eu tenho três marcas aqui em casa, mas já experimentei também o da Risqué (que é o que tem o melhor cheiro).
Spray secante Aspa Dote
O uso é simples: você termina de limpar o esmalte dos cantinhos das unhas, agita o spray e dá uma ~spraiada nas unhas a uma certa distância. Ele vai deixar suas mãos bem geladas (não é bom usar no frio haha). No começo você pode ficar com a impressão de que deixou o esmalte opaco, mas são apenas as gotículas do produto sobre o esmalte.
Spray secante MohdaComposição do spray da Mohda
O da Mohda tem um cheiro razoável, dá pra aguentar. Já o da Aspa e o da Dote têm cheiro de talco velho. Você aplica e a sala toda fica fedendo por uns dez minutos. Acontece.
Spray secante DoteComposição do spray da Dote
O da Aspa tem três tamanhos disponíveis, incluindo uma versão menorzinha para carregar na bolsa.
Spray secante AspaComposição do spray da Aspa
A Mohda lançou um de argan spray no ano passado, se não me engano, mas ainda não testei. Na verdade, meus esmaltes secam tão rápido na maioria das vezes que duvido que eu vá comprar muitos sprays pra testar…
O preço médio de um spray de 200-300 ml é de R$15,00. Não é super baratinho, mas dura bastante e é uma opção ao extrabrilho de secagem rápida, claro, se você optar por um spray que também dá brilho ao esmalte.
Vocês usam alguns desses produtos? O que acham deles?


Nenhum comentário:

Postar um comentário