Você sabe (mesmo) ler?
Como foi dito naquela postagem há quatro níveis de leitura:
- Leitura elementar – O que diz a frase?;
- Leitura inspecional;
- Leitura analítica;
Leitura sintópica. (obs: não confundir com sinóptica)
Considerando o nível elementar de leitura
Deve-se sempre ter em mente qual a meta do leitor: recreação, informação, entendimento.
O 1º nível – Leitura elementar: é a leitura rudimentar, inicial. Passagem do analfabetismo para a alfabetização. Neste nível, estão compreendidos os alunos do jardim de infância, pré-escola, 1ª à 8ª séries. Ainda não há maturidade no papel de leitor. Ao chegar neste nível, espera-se que o leitor:
Tenha aprendido os rudimentos da arte de ler; - Tenha recebido treinamento básico para a leitura;
- Tenha adquirido as primeiras habilidades para a leitura;
- Possa responder à pergunta: “O que diz a frase?” (sob o enfoque dos códigos de escrita).
- Este é o nível em que se concentram a maior parte dos cursos de leitura dinâmica. Grande parte das dificuldades nesse momento é mecânica.
Estágios do aprendizado da leitura – Nível Elementar
- Prontidão física – boas visão e audição;
- Prontidão intelectual – nível mínimo de percepção para gravar palavras e letras que as completam;
- Prontidão para a linguagem – falar claramente, corretamente, usar bem frases;
- Prontidão pessoal – comportar-se na relação interpessoal e intrapessoal no momento do aprendizado.
Cabe ao professor avaliar se o aluno reúne esses atributos para que não haja frustração com os momentos iniciais do aprendizado.
2º Estágio – As crianças aprendem a ler coisas bem simples.
- Oportunidade para exercitar as habilidades básicas como o uso de contexto ou pistas para o significado e a iniciação nos sons das palavras;
- Momento mágico e misterioso quando, de uma hora para outra, a criança começa a decifrar rapidamente o código da leitura, normalmente, antes dos 7 anos de idade.
3º Estágio – Progresso rápido
- Formação de vocabulário e crescente habilidade em desvendar o significado das palavras;
- Leitura para diversos fins e diferentes áreas do conhecimento;
- Embrião da leitura desajudada. Começa a leitura por conta própria que é a leitura do bom leitor;
- Faixa etária, mais ou menos fixada, de 8 a 10 anos de idade.
4º Estágio – Refinamento e intensificação das habilidades.
- Assimilação de experiência de leitura: transportar conceitos de um texto para outro; comparar opiniões de escritores;
- Começo da adolescência;
- Comportamento de leitura vai acompanhar os jovens até a vida adulta;
- Motivos de fracassos em chegar a este estágio da leitura: privações do lar (econômicas, sociais, intelectuais, analfabestimo dos pais); problemas pessoais (saúde física e mental); menosprezo aos níveis mais elevados de leitura; supervalorização dos níveis rudimentares de leitura.
- Curso de leitura avançada, ou dinâmica, ou supletiva, normalmente, acabam cumprindo a missão de suprir deficiências verificadas nos estágios básicos da educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário