quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Bruxas


BRUXA




Melhor ler bem isso tudo, antes de deixar qualquer velhinha simpática chegar perto de suas crianças...
Bruxas são seres que povoam o imaginário infantil. Viemos a conhecê-las desde pequenos pois elas antagonizam fartamente os contos de fadas e suas histórias nos embalam o sono....sono?

Sua aparência depende da imaginação (e da ilustração do livro ou imagem no desenho animado...) mas a bruxa clássica é a velha com nariz cumprido e berruga, corcunda e com aquela gargalhada maquiavélica típica. Usa vestido longo preto assim como seu chapéu comprido e voa numa antiga vassoura.

Faz suas magias negras no caldeirão com igredientes típicos tais quais: patinhas de aranha, rabo de lagartixa, olhos de salamandra, e por ai vai. Detesta criancinhas.
Mas, da onde se baseia essa visão de bruxa em princípio?

  • )

História
À afirmativa de existência de bruxas à forma retratada em registros da Idade Média, incluindo histórias infantis que permaneceram em evidência até os dias atuais, admite-se uma ressalva: elas parecem ter existido apenas no imaginário popular como uma velha louca por feitiços enigmáticos, surgidas na esteira de uma época dominada por medos, quando qualquer manifestação diversa ou mesmo a crença na inexistência de bruxas da forma retratada pelas autoridades clericais era implacavelmente perseguida pela Igreja.
A feitiçaria já era citada desde os primeiros séculos de nossa era. Autores como o filósofo grego Lucius Apuleius, fazia alusão a uma criatura que se apresentava em forma de coruja (lilith), que na verdade era uma forma descendente de certas mulheres que voavam de madrugada, ávidas de carne e sangue humanos.
Para os intelectuais, estes acontecimentos não passavam do imaginário popular, sonhos, pesadelos e, assim, recusavam-se a admitir a existência de bruxas. Porém, entre muitos povos não era assim: os éditos dos francos salianos falavam da Estrige como se ela existisse de fato.

Hag ou Crone
Uma hag, ou crone (em inglês) nada mais é do que uma criatura feia e velha, um tipo de fada idosa ou até uma deusa ou divindade selvagem, que vive em florestas escuras e isoladas e que se alimentam de carne, muitas vezes humana. Pertencem à mitologia inglesa e podem ser traduzidas como bruxas (veja distinção abaixo).
A palavra bruxa na língua portuguesa possui duas traduções inglesas: Hag e Witch, dois seres diferentes, situação que causa discordância e confusão entre os falantes.

Hag: Pode ser traduzida como uma criatura/bruxa não humana, selvagem e habitante das florestas e bosques, que não sabe mágicas e que é canibal e antropofágica. Um exemplo de hag é aquela que desejava reviver o espírito morto da Feiticeira Branca em Príncipe Caspian, das Crônicas de Nárnia.

Witch: Melhor traduzida como feiticeira, é humana e se utiliza de varinhas mágicas e caldeirões para praticar magia, e que pode lançar feitiços. Vive em cidades, aldeias ou casinhas distantes, sendo somente uma pessoa que conhece e pratica magia. Um exemplo típico é qualquer feiticeira dos contos de fadas, como a Feiticeira Branca das Crônicas de Nárnia.


Bruxas Históricas:
Bruxas de Salém
Algumas bruxas históricas adquiriram alguma notoriedade, como é o caso chamadas Bruxas de Salem.
Bruxas de Salém refere-se ao episódio gerado pela superstição e pela credulidade que levaram, na América do Norte, aos últimosjulgamentos por bruxaria na pequena povoação de Salém, Massachusetts, numa noite de outubro de 1692.
O medo da bruxaria começou quando uma escrava negra chamada Tituba contou algumas histórias vudus (religião tradicional da África Ocidental) a amigas, que, por esse facto, tiveram pesadelos. Um médico que foi chamado para as examinar declarou que deveriam estar "embruxadas".
Os julgamentos de Tituba e de outros foram efetuados ante o juiz Samuel Sewall.
Cotton Mather, um pregador colonial que acreditava em bruxaria, encarregou-se da acusação. O medo da bruxaria durou cerca de um ano, durante o qual vinte pessoas, na sua maior parte mulheres, foram declaradas culpadas e executadas. Um dos homens, Giles Corey, morreu de acordo com o bárbaro costume medieval de ser comprimido por rochas em uma tábua sobre seu corpo até morrer, levando ao total 3 dias. Foram presas cerca de cento e cinquenta pessoas. Mais tarde, o juiz Sewall confessou que pensava que as suas sentenças haviam sido um erro.
As principais testemunhas de acusação — que se diziam sob influência de bruxaria — foram Ann Putnam, Jr., Elizabeth "Betty" Parris, Maria Walcott e Abigail Williams.
Foi feito o filme "As Bruxas de Salém" (The Crucible, no original) de 1996, do gênero drama, dirigido por Nicholas Hytner. É baseado na peça de mesmo nome de Arthur Miller sobre os fatos históricos envolvendo o julgamento das Bruxas de Salém. Miller também escreveu o roteiro do filme que traz no elenco Daniel Day-Lewis, Winona Ryder, Joan Allen e Paul Scofield.

A Bruxa de Évora
"A feiticeira ou bruxa de Évora é uma das personagens mais populares e misteriosas do folclore e das lendas da magia, especialmente na esfera da cultura popular (Portugal). Sua biografia é dispersa, incerta, cheia de contradições. Até onde conduzem as pesquisas, não pode ser considerada figura histórica; no entanto, sua fama é suficiente para considerá-la arquétipo mítico de um certo tipo de bruxa, de feiticeira."



Dame Alice Kyteler
Dame Alice Kyteler (1280 - até 1325), foi a primeira mulher (pessoa) acusada e condenada por bruxaria na Irlanda. Ela fugiu do país, mas o seu servo Petronella de Meath , foi açoitado e queimado na fogueira em 03 de novembro de 1324.
Ela foi casada quatro vezes, com William Outlaw, Adam Blund, Richard Valle e Sir John le Poer. Em 1302, ela e o marido foram acusados de matar seu primeiro marido.
Quando o seu quarto marido, John le Poer adoeceu em 1324, ele manifestou a suspeita de que ele estava sendo envenenado. Após sua morte, os filhos de le Poer e dos seus anteriores três maridos acusaram as mortes de envenenamento e bruxaria causados por Alice Kyteler, e de favorecer seu filho primogênito William Outlaw. Além disso, ela e seus seguidores foram acusados ​​de negar a fé, sacrificar animais para os demônios e blasfêmia .
O caso foi apresentado em 1324 perante o então Bispo de Ossory , um frei franciscano Inglês. O bispo escreveu ao chanceler da Irlanda , Utlagh Roger, para a prender, mas após vários acontecimentos e meses de impasse, um de seus servos, Petronella de Meath , foi torturado e confessou a feitiçaria, implicando Kyteler.
Depois disso, Kyteler foi condenada. Ela fugiu do país, supostamente para o Reino da Inglaterra . Ela não aparece mais nos registros contemporâneos. O bispo continuou a perseguir seus seguidores de classe mais baixa, trazendo acusações de feitiçaria contra eles.
Petronella de Meath foi açoitado e queimado na fogueira em 03 de novembro de 1324. Sua filha, aparentemente, se juntou Kyteler na Inglaterra. o filho William Kyteler Outlaw também foi acusado. Depois da "retratação", William escapou relativamente leve, sendo condenado a ouvir três missas por dia durante um ano e para alimentar os pobres.
Este foi um dos primeiros casos de bruxaria europeia e acompanhou de perto a eleição do Papa João XXII (1316-1334), ao papado . Em 1320, ele teve a feitiçaria adicionado à lista de heresias.
Neste caso parece conter gravado o primeiro caso de uma bruxa deitando-se com seu Incubus . Dito que Kyteler teve relações sexuais com o demônio chamado Robin Artisson.

A Pedra , um romance sobre os tempos de Alice Kyteler foi publicado em 2008, escrito pela mulher Kilkenny Claire Nolan. "A Pedra" - O Musical , uma produção teatral baseado em livro de Nolan, será encenado em Kilkenny em 2011
Robin Morgan escreveu um romance, The Burning Time (Melville House, 2006) sobre Alice Kyteler lutas com a Igreja Católica Romana. Ela assume que Dame Alice era a líder de um coven wiccano.

A Inquisição- Caça ás Bruxas
As bruxas foram implacavelmente caçadas durante a inquisição na Idade Média.
Um dos métodos usados pelos inquisidores para identificar uma bruxa nos julgamentos do Santo Ofício consistia na comparação do peso da ré com o peso de uma Bíblia gigante. Aquelas que fossem mais leves eram consideradas bruxas, pois dizia-se que as bruxas adquiriam uma leveza sobrenatural.
A caça às bruxas foi uma perseguição religiosa e social que começou no século XV e atingiu seu apogeu nos séculos XVI e XVII principalmente na Alemanha, na Suíça e na Inglaterra. As antigas religiões pagãs e matriarcais eram tidas como satânicas. O mais famoso manual de caça às bruxas é o Malleus Maleficarum, ou "martelo das feiticeiras", de 1486.
Bruxas na Ficção:
Harry Potter é uma série, escrita pela escritora britânica J. K. Rowling. Desde o lançamento do primeiro volume, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 1997, os livros ganharam grande popularidade e sucesso comercial no mundo todo, e deram origem a filmes, videogames e muitos outros itens .Grande parte da narrativa se passa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
    As Brumas de Avalon (The Mists of Avalon) é uma obra de 1979 da escritora Marion Zimmer Bradley. As Brumas de Avalon também é um filme de 2001 feito especialmente para a televisão, dirigido por Uli Edel e com roteiro baseado no livro. O filme narra a história de Rei Arthur sob a perspectiva de Morgana, uma sacerdotisa da lendária ilha de Avalon, onde nasceu a religião da Deusa mãe.

      Na série literária Bruxas Mayfair, a autora Anne Rice, a consagrada escritora de livros de horror contemporâneo, simplifica a visão: as bruxas são maléficas. Seus poderes oriundam de seres das profundezas dos infernos, que as servem como escravos apaixonados, numa complicada relação onde o mal é sempre praticado com a melhor das intenções. Dividida em 3 volumes; o primeiro é "A Hora das Bruxas" e foi dividido em duas partes, o segundo se chama "Lasher" e o terceiro "Taltos".


      Bruxas nos Contos de Fadas:
      Malévola (Maleficent/Carabosse) 
      (de 'A Bela Adormecida')
      Na festa do batismo da princesa, foram convidadas 12 fadas e como madrinhas desta ofereceram-lhe como presentes a beleza, o talento musical, a inteligência, entre outras bênçãos apreciadas. No entanto, uma velha fada que foi negligeciada, porque o rei apenas tinha doze pratos de ouro, interrompeu o evento e lançou-lhe como vingança um feitiço cujo resultado seria, ao picar o dedo, a morte quando a princesa atingisse a idade adulta. (Segundo o conto dos Irmãos Grimm).

      Na versão do Ballet do compositor russo Tchaikovsky o rei Florestan e a rainha convidaram todas as fadas para serem as madrinhas do batizado de sua filha recém-nascida, Aurora. Enquanto as fadas oferecem seus presentes à bebê, um trovão anuncia a chegada da terrível fada Carabosse, que o mestre de cerimônias esqueceu de incluir na lista de convidados. Ultrajada, Carabosse anuncia que também irá dar um presente à bebê: quando Aurora completar 16 anos, ela iria se picar com uma agulha no dedo e então mergulhará num sono eterno.

      Maleficent também é famosa por seu papel como um dos principais adversários da série (de jogos) Kingdom Hearts. Com seu design, Gothic elegante, dramático e animação flamboyant e arsenal ilimitado de poderes mágicos, Maleficent é atualmente uma das vilãs mais famosos e mais populares da Disney. 

      Rainha Má
      (de 'Branca de Neve e os Sete Anões')
      A famosa Rainha Má, madrasta de Branca de Neve, e conhecida por sua extrema vaidade que a fez querer matar a enteada, sua adversária em beleza. 
      "Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?" - indagava todos os dias no seu espelho mágico. Não era apenas uma rainha invejosa e maléfica, era uma bruxa pois com seus poderes e feitiços tomou a aparência de uma velha senhora para ter a confiança de Branca de Neve e enfeitiçou a maçã com um encantamento do sono profundo.

      Úrsula
      (de 'A Pequena Sereia')
      Conhecida como A Bruxa do Mar no conto de Hans Christian Andersen.
      Determinada a se tornar humana e encontrar seu amado, Ariel a Pequena Sereia, faz um acordo com Úrsula, a terrível bruxa do mar, que a transforma em humana. Ariel terá que conquistar o amor do príncipe com um beijo de amor verdadeiro em três dias sem o recurso da voz, se não quiser sofrer uma terrível maldição pela bruxa ficando sua escrava e sereia para sempre.

      A Bruxa do Leste, a Bruxa do Oeste e a Bruxa do Norte

      (de 'O Mágico de Oz')
      O Mágico de Oz é originalmente um conto infantil escrito por L. Frank Baum.
      "...No meio da tempestade, Dorothy encontra seu animalzinho. Quando finalmente pousam, descobre que a casa caíra sobre uma perigosa bruxa, matando-a. Surgem alguns homenzinhos - os Munchkins - que eram dominados por aquela malvada senhora. Dorothy é aclamada como heroína, por ter matado a Bruxa do Leste ( The Wicked Witch of the East)."  Mas ainda restava em seus caminhos a irmã da falecida, a perigosa Bruxa do Oeste. (The Wicked Witch of the West). 
      Sua antagonista era a “Bruxa do Norte” (The good Witch of the North), Glinda, que estava mais para fada, com varinha de condão, roupa cor-de-rosa, coroa e tudo mais... Conforme ela explicou a própria Dorothy que também estranhou sua aparência que saia dos protótipos de Bruxa, só as Bruxas más são feias, ela era uma bruxa boa!

      Bruxas nas HQs:
      Madame Min (Mad Madam Mim)
      Personagem da Disney, é uma bruxa do bosque velha, com uma das caras mais feias que já se viu. Mas é simpática e muito poderosa.
      Aparece pela primeira vez no desenho clássico A Espada era a Lei. Nessa ocasião enfrentou num duelo de magia o Mago Merlin, mestre do jovem Rei Artur, que no desenho atendia pelo apelido de Verruga.
      Ao passar para os quadrinhos, foi adaptada para a época atual. Enfrentou em outro duelo o Professor Pardal. Nessas histórias, o que acontece com mais freqüência é ser enganada pelos vilões Irmãos Metralha e Mancha Negra, que buscam tirar proveito de seus poderes mágicos, mas que no fim sempre se dão mal.
      Mancha Negra tornou-se sua paixão não correspondida.
      Mais tarde fez dupla com Maga Patalógica, a famosa feiticeira criada por Carl Barks. Tornou-se sua melhor amiga e mora junto com ela em um antigocastelo medieval, com um dragão preso no calabouço. Outros animais de estimação da dupla são dois corvos, Perácio e Apolônio e um gato, chamado no Brasil de Mefistófeles.
      Maga Patálógika
      É uma personagem fictícia do universo de Patópolis, criada por Carl Barks. É uma bruxa que constantemente tenta roubar a Moeda Número 1 de Tio Patinhas, a qual, segundo a Maga, terá uma importância vital para conduzi-la à mesma riqueza fabulosa de seu proprietário.


      Alcéia e Meméia
      Bruxa Alcéia - ("Ol' Witch Hazel") tia da Bruxa Meméia,aparece nas histórias que Luluzinha conta para Alvinho;
      Bruxa Meméia - ("Little Itch") sobrinha da Bruxa Alcéia, ambas estão sempre presentes nas histórias da Luluzinha.






      Bruxas no Cinema:
      Fora as Bruxas ja citadas antes q tiveram seus rostinhos verruguentos (ou não) estampados no cinema como "As Bruxas de Salém", os bruxos(as) de "Harry Potter" , "As Brumas de Avalon" e o "Magico de Oz" há uma infinidade de filmes de bruxas...mas a estes eu reservo um post próprio com direito ha download, ok!

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário